Ameaças na Rede

Relatório de violações contra blogueiros, donos ou editores de sites e usuários de internet em 2012

A violação à liberdade de expressão caracteriza-se por qualquer tentativa de cerceamento da possibilidade de expressar-se, seja através de ameaças e ações diretas ou por meio de penalizações que levem a imposição da censura ou provoquem a própria autocensura.

No ambiente online, a violação da liberdade de expressão pode ser definida por diversas variáveis características e próprias da rede, como a violação à neutralidade de rede, práticas de vigilantismo, restrições ao compartilhamento de arquivos, entre outras. A primeira edição do relatório “Ameaças na rede” busca fazer uma análise macro das violações específicas do contexto virtual, ou seja, apresentar os elementos próprios dessas ameaças e apontar aspectos do cenário da internet no Brasil que as proporcionam.

No entanto, as velhas violações continuam a atingir os comunicadores, como a violência contra indivíduos. O que foi durante muito tempo tradicionalmente associado ao exercício do jornalismo agora também se estende a profissionais que elegem a internet como principal via de manifestação e expressão, como blogueiros, donos ou editores de sites e usuários de internet. Nestes casos, são notáveis os indícios de que essas violações têm o potencial de se intensificarem contra estes comunicadores, que geralmente são indivíduos que atuam em caráter individual, sem o respaldo de grandes veículos de comunicação.

Infelizmente, no Brasil as violações contra a liberdade de expressão online vão além da censura a conteúdos. Retaliações e intimidações aos comunicadores que usam a internet como veículo de expressão também acontecem com certa frequência.

expandir

ARTIGO 19 América do Sul

+ 55 (11) 3057.0042
comunicacao@artigo19.org
www.artigo19.org.br

Edifício das Bandeiras Rua: João Adolfo, 118 conjunto 802
Centro - São Paulo - SP CEP: 01050-020 Brasil